Depois da Graduação

O estudante graduado em Latim na USP tem várias opções de carreira acadêmica e profissional.

Aqueles que desejam se aprofundar no estudo dos variados temas de língua e literatura latina normalmente constroem uma carreira acadêmica, fazendo cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), podendo, muitas vezes, fazer suas pesquisas com o apoio de bolsas de estudos.

Muitos, ainda, se tornam professores universitários em instituições públicas ou particulares. De modo geral, ainda há poucos professores universitários de língua e literatura latina no Brasil, de modo que, para os graduados na área, a carreira profissional costuma começar mais cedo que para os colegas de outras áreas.

Vários egressos da graduação em Latim na USP são hoje pesquisadores e professores em universidades públicas e privadas no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.

Para ver alguns, clique aqui. Para conhecer algumas de suas publicações, clique aqui.

Também é comum que os graduados em Latim sigam uma carreira universitária em áreas afins, tornando-se professores ou pesquisadores das áreas de história, filosofia, linguística, língua portuguesa ou literatura brasileira, por exemplo, aproveitando-se sempre da base de formação obtida em língua e literatura latina.

Os graduados em Latim ― e mesmo aqueles que ainda estão se formando ― costumam se inserir no mercado de trabalho ainda de outras formas.

Um exemplo frequente, entre nossos alunos, é o trabalho de docência em escolas, colégios e cursinhos; outro é o trabalho no mercado editorial, em que são contratados para diferentes funções, como tradutor autônomo, revisor, produtor, etc.; outro, enfim, é o trabalho em áreas que geralmente exigem domínio especial da expressão escrita, como no caso de setores de comunicação de grandes empresas, dos escritórios de advocacia e do mercado publicitário.

Veja também: Pós-Graduação, Carreira Docente e Outras Carreiras.