Pós-Graduação

A pós-graduação no Brasil tem duas modalidades básicas: o mestrado e o doutorado.

O mestrado acadêmico (diferente dos cursos de especialização ou do MBA) é o nível inicial da formação acadêmica. É preciso ter um diploma de graduação, válido no Brasil, para ter direito a ingressar nele. O mestrado costuma ter uma duração mais curta, em torno de dois a três anos, e requer o cumprimento de algumas disciplinas de pós-graduação e a realização de uma pesquisa de nível básico.

O doutorado é mais longo, cerca de quatro a cinco anos, requerendo igualmente o cumprimento de certo número de créditos em disciplinas de pós-graduação e a realização de uma pesquisa mais profunda, de nível internacional.

Na USP, o ingresso na pós-graduação para a realização de pesquisas em língua e literatura latina exige conhecimento de língua estrangeira e proficiência de leitura e tradução em língua latina, atestados em exames específicos. O mestrado dura no máximo 36 meses, e o doutorado, 48. O estudante se forma com diploma em Letras Clássicas.

Em todas as modalidades, a presença de um orientador é essencial. Para conhecer as áreas de orientação, visite aqui as páginas dos Docentes.

Para outras informações, visite o Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da USP.