Ricardo da Cunha Lima

Possui graduação em Cinema (Comunicação Social) pela ECA/USP (1989), graduações incompletas em Filosofia e Letras (Unicamp), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Fez estágios de pesquisa em Coimbra (doutorado - 2006) e Paris (pós-doutorado - 2014). Atualmente é Professor Doutor 2 da área de Língua e Literatura Latina da Universidade de São Paulo e membro da RSA (Renaissance Society of America) e IANLS (International Association for Neo-Latin Studies), entre outras entidades. É líder do grupo de pesquisa "República das Letras - Estudos da Literatura Renascentista em Latim". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Neolatina, Renascimento, Humanismo, Literatura Latina clássica e Língua Latina (tradução). Também atua em Literatura Infantojuvenil e Poesia Infantil. Publicou oito livros de literatura infantil e juvenil e foi agraciado com vários prêmios literários, incluindo, por duas vezes, o Prêmio Jabuti, além de haver recebido o prêmio internacional "The White Ravens".

rcl@usp.br
Gabinete