Zelia Ladeira Veras de Almeida Cardoso

Zélia

É licenciada em Letras Clássicas (1957), Doutora em Letras (Letras Clássicas) (1976) e Livre-Docente em Literatura Latina (1984), títulos obtidos na Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Sênior da Universidade, tendo-se aposentado como Professora Titular de Língua e Literatura Latina do DLCV da FFLCH, em 1998. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Teatro Greco-Latino (Sêneca e Plauto), Poesia Épica Greco-Latina (Virgílio) e Poesia Elegíaca (Tibulo e Propércio). É líider do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre o Teatro Antigo", certificado pela USP e pelo CNPq, Sócia Honorária da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos), da qual foi Presidente no biênio 1995-1997, e Membro Honorário da SBR (Sociedade Brasileira de Retórica). Tem participado de numerosos eventos científicos e publicado livros, capítulos de livros e artigos, em periódicos especializados e anais de congressos. Orientou dezenas de monografias de mestrado e teses de doutorado.