Robson Tadeu Cesila

Com Graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2000), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Linguística (área de Estudos Clássicos) pela mesma Unicamp, e Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2017), atua, como Professor Doutor MS-3.1, em RDIDP, tanto na Graduação em Letras quanto no Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da FFLCH/USP. Tem-se dedicado ao estudo e à tradução da Literatura Latina, especialmente da obra do poeta epigramático Marco Valério Marcial. É autor de Epigrama: Catulo e Marcial, sexto volume da Coleção "Bibliotheca Latina" (Editora da Unicamp/Editora da UFPR, 2017). Integrou a equipe que organizou a edição anotada e comentada da tradução da Eneida feita por Manuel Odorico Mendes (Editora da Unicamp, 2008, reeditada em 2016), bem como a que está preparando a edição das Geórgicas de Virgílio na versão do mesmo tradutor. Prepara ainda uma antologia bilíngue de epigramas de Marcial, com tradução poética, notas e comentários. Participou também do grupo que traduziu para o português o método britânico Reading Latin (Aprendendo Latim, Editora Odysseus, 2012). Integra os grupos de pesquisa "Intertextualidade na Literatura Latina: teorias e práticas intertextuais na literatura latina e sua recepção", "Grupo de Trabalho Odorico Mendes", "Verve: Verbum Vertere: Estudos de Poética, Tradução e História da Tradução de Textos Latinos e Gregos" e "Tradução e Estudo da Literatura Técnica e Didática Romana", todos registrados no CNPq. Tem experiência em Literaturas Clássicas, sobretudo em Língua e Literatura Latina, sendo seus interesses específicos a poesia da época imperial (principalmente Marcial, Virgílio e Ovídio), as biografias de Suetônio, a história do livro e das práticas letradas na Antiguidade, a teoria e a prática intertextuais nos estudos clássicos, a recepção dos clássicos na literatura em língua portuguesa e a sua tradução poética para esse idioma.

Áreas de orientação

Aceito orientar trabalhos sobre Literatura Latina, sobretudo se relacionados aos seguintes temas ou assuntos (todos comportam, inclusive, desenvolvimentos passíveis de serem realizados como pesquisas em nível de Iniciação Científica):

1) Poesia da época imperial, principalmente Virgílio, Ovídio e Marcial.

2) Prosa: as biografias de Suetônio.

3) As representações metapoéticas, em textos latinos da Antiguidade, da materialidade do livro e das práticas de leitura.

4) A recepção dos clássicos latinos na Literatura em Língua Portuguesa.

5) As traduções literárias de obras poéticas latinas para o português.

robson.cesila@usp.br